O quanto você está disposto a mudar seus hábitos pelo consumo consciente?

O quanto você está disposto a mudar seus hábitos pelo consumo consciente?

Já tomou decisões na sua vida em prol do coletivo? Lembra de algum caso pra contar?

Ser parte da maioria ou minoria interfere nas suas decisões?

Você se sente parte do planeta, ou sua responsabilidade se restringe a sua casa, bairro ou cidade?

Algumas perguntas são um convite para reflexões e o início de muitas transformações…

Sabe, quando eu e meu marido compramos um pequeno veleiro para passear na Baía de Guanabara, um novo universo se abriu pra mim, o meio do mar.

E junto com as incríveis paisagens e a sensação de pertencimento à natureza, também a triste realidade do homem, o descaso e o lixo.

No início, queria sair com uma rede catando todo o lixo que via pela frente, como fazemos quando limpamos uma piscina… ou virar uma ativista ambiental… acabou que nem uma coisa, nem outra.

Tomei a decisão de estar mais consciente com minhas escolhas de consumo, no que diz respeito a questão do quanto estou conivente com o caos, claro, dentro das possibilidades da minha realidade. Um passo de cada vez, e é disso que vim contar.

A primeira delas, foi experimentar o “copinho”coletor menstrual, assim eu poderia diminuir bastante o uso dos absorventes descartáveis, que causam sérios danos ao ambiente. Uso há quase dois anos, e embora tenha estranhado nos primeiros meses, já estou super adaptada e nao vivo mais sem J

Se quiser ler mais sobre o assunto, “dá um google” que tem muita gente falando sobre isso.

Outra coisa, foi trocar aos poucos (até hoje faço isso), meus potes, vasilhas, garrafas d’água, tupperwares, utensílios de cozinha, de plástico por vidro ou inox.

Comprei carrinho de feira, ecobags, pra diminuir o máximo que eu poderia das sacolinhas de plástico dos mercados e feiras, mas essa parte, confesso ser a pior, ainda estou longe de me livrar delas como eu gostaria. E tudo bem também, tô no processo. Antes eu levava essas sacolinhas para sair com o Gold (meu cachorro) mas já temos opções de saquinhos de material biodegradável e aderi total.

As duas últimas aquisições foram esse copo retrátil (@menos1lixo) que podemos colocar na bolsa e não precisar ficar usando descartável em qualquer lugar que vamos, e o canudo de vidro (@mentah) pra beber lindamente aquela água de coco na praia ou o sucão da saúde J

São muitas as mudanças que podemos fazer e isso envolve todo consumo, seja nos produtos de limpeza, cosméticos, vestuários, farmacêutica, alimentos, reciclagem, que envolvem casos de mão de obra escrava, violência e exploração de animais, entre outros absurdos que nem fazemos ideia.

Se você leu até aqui, é porque assim como eu, já começou o movimento.

Então me diz, de que maneira você contribui para o consumo consciente ou o que está disposta a fazer por isso?

Deixe uma resposta

POSTS RECENTES

ME SIGA NO INSTAGRAM!

Facebook

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating application. Application has been deleted.
Type: OAuthException
Code: 190
Please refer to our Error Message Reference.